segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Quase uma postagem

Graciliano Ramos escreveu, certa vez, que quem se mete a escrever deveria fazer como as lavadeiras de Alagoas. O escrito é até bem conhecido e embora pareça esdrúxulo, vou me valer da lembrança dele para iniciar essa postagem. Acontece que quem se mete a ter um blog que se propõe a estar sempre atualizado, deveria ter alguns cuidados mínimos. Como ter uma conexão com a internet à disposição, por exemplo.

Para se ter uma ideia, essa postagem está se valendo de algum esperto que não protegeu sua conexão wireless e o blogueiro aqui pegou emprestado. E já que eu posso perder a conexão a qualquer momento, preciso logo dizer que as últimas 8 a 10 postagens não foram feitas por motivos como o que acabo de colocar - entre outras coisas menos graves. Listo abaixo os títulos de cada uma delas, que ainda estão sendo elaboradas. Espero mesmo conseguir desenvolver todas, antes que minha memória se perca.

No fim, para os que não conhecem o texto ao qual me referi no início, deixo o texto do Graciliano. Saudações aos meus dois ou três leitores!

- Três vezes Lapa
- Quartos de hotel
- O bonde da Santa
- Sampa no walkman
- Non sense 1
- O X da questão
- Non sense 2
- Cerveja bem!

P.S.: os posts não estão no que seria a ordem cronológica.

"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.
Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."
- Graciliano Ramos

Um comentário:

  1. Já ouvi muito de alguns professores esse trecho do Ramos! O modo de "quarar" as roupas....Aff fiquei curiosa com tanto post que está por vir ai! posta logo!^^ q as conex wireless estejam sempre disponiveis ihihii

    bjundas

    ResponderExcluir