domingo, 19 de setembro de 2010

Sobre terças-feiras e terrorismo

Na semana que antecedeu ao dia 11 de setembro deste ano, tive a engrandecedora oportunidade de assistir a um documentário sobre esta data, tão incansavelmente lembrada pela mídia desde 2001. O documentário em questão, no entanto, não se refere ao 11 de setembro estadunidense, como tantas produções audiovisuais a esse respeito.

Fiz uma escolha e acertei. Saí para assistir ao documentário A Batalha do Chile, que trata da preparação e golpe de Estado, patrocinado pelo governo dos Estados Unidos (governo Nixon), e resultou na morte do presidente Salvador Allende e em uma das ditaduras mais desumanas do século XX.

Em uma busca rápida pela internet é fácil encontrá-lo para assistir, em boa resolução e com legendas em português. Já se vão alguns dias desde que assisti ao documentário, que tem 3 partes. Terminei por não trazer nada sobre o assunto para o blog, tanto por desleixo quanto por estar querendo um pouco de distância do tema 11/09.

Mas hoje encontrei algo que traduz, com primor, o que eu gostaria de ter dito. O curta-metragem abaixo foi produzido em 2002, pouco menos de um ano após o 11 de setembro estadunidense. A direção é de Ken Loach (Nuneaton, Warwickshire, 17 de junho de 1936; cineasta britânico, filho de operários, dedicou sua obra cinematográfica à descrição das condições de vida da classe operária, entre elas Pão e Rosas, 2000, uma belíssima película).


Obs.: uma postagem do vídeo com melhor qualidade pode ser vista clicando aqui. Entretanto, está sem legendas. 

2 comentários:

  1. Lembro de ter lido um texto sobre outros onzes de setembro, inclusive um que tratava do que fizeram com o Allende. Realmente não recordo onde eu li, mas é de fato é uma data contraditória para um país como os E.U.A., que alimentaram muitos de extrema direita mundo a fora.

    ResponderExcluir
  2. A propósito, não poderia deixar de registrar um agradecimento especial à amiga Débora, por me indicar o filme Pão e Rosas.

    Beijão!

    ResponderExcluir